quinta-feira, 17 de junho de 2010

Momento cultura inútil

Yaaaaaaaaaaaaaaaaay ciladeiros!
Hoje não esqueci de vocês, ahaaa.

Bom, eu sei que vocês já estão ou vão entrar de férias, ou não né, vai que você é um Eugênio da vida e tá de recuperação em 9 de 11 matérias (Só não tá em Artes e Ed. Física), vai saber. Mas enfim, sua vida sexual escolar não me diz respeito. Eu dei essa volta toda só pra dizer que hoje o post é meio cult, porque é sobre Literatura e isso ae, não falem mal da minha matéria preferida, apesar de eu sempre ir mal nas provas, é.

Peguei a querida lista da Fuvest/Unicamp e separei uns livros pra resumir pra vocês, uns eu resumo hoje, outros eu resumo quando tiver inspirada pra isso. Também como não gosto que o mérito seja todo meu, muitas ideias aqui foram do Pedro também durante umas discussões sobre os livros aos cochichos durante apresentações de seminários sobre eles semana passada, é. Vamo lá...
PERAÍ, TCHO PEGAR OS LIVROS....
PERA...

PRONTO.

O Cortiço
O Cortiço é o cenário, mas é também o personagem principal do livro, entende? É tipo a ilha de Lost, é. Tem um monte de português caindo nas graças das brasileiras e levando chifre, tem gay, tem lésbica, tem virgem que perde a virgindade no matinho, tem louca que bota fogo no cortiço, tem menina que menstrua e passa mal, tem sexo na latrina, tem casamento por interesse, tem facada, tem sexo animalesco, tem uma escrava que se mata no final, tem sexo homossexual, enfim... vocês já entenderam que tem sexo o livro todo, é uma putaria falta de vergonha só. O dono do cortiço só quer dinheiro, e mais dinheiro sem ter que trabalhar, aí casa com a filha do vizinho que era seu inimigo mas virou amigo pra ganhar grana, aí ele chuta a mulher que era uma escrava em todos os sentidos da palavra, aí ela se mata e fim.

Dom Casmurro
Um muleque, o Bentinho, se apaixona pela vizinha, a Capitu, quando são adolescentes. A mãe dele quer que ele vire padre, mas o vagabundo agregado da casa convence ela a tirar o menino do seminário. No seminário, ele conhece o Escobar, seu melhor amigo. Aí depois ele casa com a Capitu e tá tudo de buenas até que ele começa a perceber que não passa mais pelas portas e o teto de casa anda todo arranhado, chifres, mano. Aí ele começa a ficar desconfiado da Capitu e suas merdas de olhos de ressaca, aí o filho deles começa a ter os trejeitos do Escobar e não sei o quê, e o cara fica neurótico e blablabla, e o casamento acaba, ela vai pra Europa e deve ter pego um europeu bem rico e lindo melhor que o Bentinho.

Grande Sertão: Veredas
Esse não tá mais na lista do vestibular mas é legal de falar hihi. Então, o Riobaldo, que é o narrador, quer vingar a morte do seu antigo patrão, o Joca Ramiro. Aí ele entra pra um grupo de jagunços, é tipo os bandidão do sertão, tá ligado? -q. Aí entre os jagunços tem o Diadorim. O Riobaldo e o Diadorim tornam-se melhores amigos, e o Riobaldo começa a sentir um amor tão forte pelo Diadorim, uma coisa inexplicável, tão forte que ele pensa que ela tá virando boiola, mas é claro que ele não assume isso que no meio de bandido não tem frutinha né. Mas um dia o idiota do Diadorim vai matar o cara que tinha matado o tal do Joca Ramiro, e acaba morrendo, aí quando vão enterrar a desgraça, descobrem que ele era ela, o nome era Diadora, a filha do Joca Ramiro que tinha se vestido de homem pra lutar com os jagunços. Qualquer semelhança com Mulan é mera coincidência.

É isso aí minha gente
Espero que o post tenha ficado bonzinho porque segundo o Tio Pedrinho, "tá na hora de um post bom né, Thaís?" ¬¬
E bom findi, té segunda
peeeixo :*
@thatybarboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário