segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Doenças estranhas

Gente, tô com uma dor de garganta muito chata hoje, mas nem tô reclamando, eu podia ter algo pior...

Síndrome de Lobisomem
Quando começaram a aparecer tufos peludos no rosto da pequena Abys DeJesus, de dois anos, os médicos disseram que ela sofria de uma condição chamada de Síndrome de Lobisomem ou Hipertricose. A doença tem este nome por que as pessoas com ela têm aparência de lobisomem, exceto pelos dentes e garras afiadas. No México, os homens de uma grande família têm pelos cobrindo seus rostos e torsos. Dois irmãos receberam convite para participar do famoso seria de TV Arquivo X, mas eles recusaram a oferta.




Pele azul
Uma numerosa família conhecida como as “pessoas azuis” viveram nas montanhas ao redor de Troublesome Creek no Kentucky, EUA, até a década de 1960. A maioria deles passou dos 80 anos de idade, sem doenças sérias, mas apenas a pele azul. O traço foi passado de geração em geração. Pessoas com essa condição tem uma pele azulada e às vezes quase roxa.


Síndrome de Cotard
Depressão extrema, em que o doente passa a acreditar que já morreu há alguns anos. Ele acha que é um cadáver ambulante e que todos à sua volta também estão mortos. Em casos extremos, o sujeito diz que pode sentir a sua carne a apodrecer e vermes a passear pelo corpo... Na fase final, a vítima deixa até de dormir e a sua ilusão pode efectivamente tornar-se realidade. O nome da doença faz referência ao médico francês Jules Cotard, que a descreveu pela primeira vez em 1880.

Apesar de depressivo e certo de que está morto, o doente, contraditoriamente, também pode apresentar idéias megalomaníacas, como a crença na própria imortalidade.

Pica
Este nome também estranho não tem nada de pornográfico: pica é uma palavra latina derivada de pêga, um tipo de pombo que come qualquer coisa. E a pica, a síndrome, é claro... faz exatamente isso: a pessoa sente um apetite compulsivo por coisas não comestíveis, como barro, pedras, cinzas de cigarros, tinta, cabelo... O problema atinge mais grávidas e crianças. Após comerem muita porcaria involuntariamente, os glutões ficam com pedras calcificadas no estômago.Em 2004, médicos franceses atenderam um senhor de 62 anos que devorava moedas. Apesar dos esforços, ele morreu. Com cerca de 600 dólares no estômago...

Síndrome da mão estranha
"A minha mão agiu por conta própria..." Essa desculpa usada por algumas pessoas pode ser verdadeira. A síndrome em questão alien hand syndrome, em inglês, faz com que uma das mãos da vítima pareça ganhar vida própria. O problema atinge principalmente pessoas com lesões no cérebro ou que passaram por cirurgias na região. A parte complicada é que o doente não tem atenção na mão afetada, até que ela faça algo invulgar. A mão afetada é capaz de ações complexas, como desabotoar botões da camisa... Os efeitos da falta de controle sobre a mão podem ser reduzidos implementado-lhe certas tarefas, como segurar um objeto.

Hm, tem gente que tem essa síndrome aí por vontade própria -q.


Pom, ciladeiros, por hoje é só que eu tô com muita dor pra ficar postando mais coisa
Peixos, peixos
@thatybarboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário